Seguidores

Postagens populares

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Aeroporto Tom Jobim terá de volta o sistema 'Táxi Boa Praça'

Táxis não cadastrados poderão operar na pista esquerda do setor de desembarque do terminal 2




RIO - O sistema Táxi Boa Praça voltou a vigorar nesta terça-feira nos terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Segundo resolução da Secretaria municipal de Transportes, que será publicada na quarta-feira no Diário Oficial, no Terminal 1 só poderão circular os táxis cadastrados no sistema. Já no Terminal 2, os taxistas não cadastrados poderão trabalhar na pista da esquerda do setor de desembarque, como ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Apenas os táxis credenciados podem atuar na pista interna, à direita.
Numa tentativa de organizar a atuação de taxistas no Galeão, o sistema Táxi Boa Praça foi implantado no dia 24 de janeiro deste ano. Poderiam circular pela área do desembarque do Terminal 1 apenas os veículos das cooperativas credenciadas. O estacionamento e a parada de carros de passeios também foram proibidos. O programa foi ampliado para o Terminal 2.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/aeroporto-tom-jobim-tera-de-volta-sistema-taxi-boa-praca-5498318#ixzz210ABloGc
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 




Até a Rio+20, pegar passageiros no Galeão só era permitido a 350 taxistas de duas cooperativas. Durante o evento, a regra foi abolida, e o prefeito Eduardo Paes admitiu que a restrição poderia gerar muitos problemas. Com isso, o sistema ficou suspenso até que a Secretaria de Transportes publicasse um resolução com as novas regras.
Equipamento de leitura ótica será usado para multar
Com a mudança, a fiscalização nos terminais será feita por meio de equipamentos de leitura ótica (OCR) que permitem identificar as placas dos veículos credenciados. Os táxis que não estão cadastrados serão multados. Ainda segundo a resolução, os veículos particulares que não estão autorizados a circular no setor de desembarque do aeroporto também ficam sujeitos a multas.
A prefeitura implantou o sistema Táxi Boa Praça devido a reclamações de passageiros que denunciavam a cobrança ilegal por percurso, em vez de usar o taxímetro, e a espera longa por atendimento. Em 2010, um taxista foi violentamente espancado no Galeão por aceitar passageiros em área controlada por cooperativas. Em abril passado, o Ministério Público estadual denunciou à Justiça 32 integrantes da máfia do transporte ilegal de passageiros no Tom Jobim. Eles foram acusados de estacionar táxis irregulares no aeroporto e de assediar os passageiros.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/aeroporto-tom-jobim-tera-de-volta-sistema-taxi-boa-praca-5498318#ixzz210AM8MKg
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.